Uso de máscaras segue obrigatório mas unidades de saúde de Caruaru
10 de agosto de 2022
Mesmo com a flexibilização para locais abertos, o uso de máscara como equipamento de proteção individual se mantém obrigatório nos espaços de saúde, conforme o decreto estadual de nº 52.630, em vigor desde 19 de abril de 2022. Essa obrigatoriedade se aplica às Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Ambulatório Médico Especializado (AME), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), laboratórios, clínicas e consultórios de Caruaru.
Apesar de esse item ser obrigatório nos locais citados, os casos de pacientes que chegam às unidades sem máscara aumentaram, causando transtorno e desconforto entre servidores e usuários dos serviços de saúde.
Além de proteger contra a Covid-19, a utilização do uso de máscara é, também, eficaz na proteção contra outros vírus que podem ser transmitidos pelo ar.
“A pandemia da Covid-19 permanece e os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, assim como de outras doenças como a influenza, devem ser mantidos e a máscara continua sendo um dos métodos mais efetivos”, disse a gerente de Atenção Básica, Letícia Galvão.
Para evitar perder o agendamento para algum atendimento médico especializado ou mesmo ser proibido de entrar em uma unidade de saúde, a Secretaria de Saúde de Caruaru orienta que mantenha o uso do item de proteção nesses espaços.