Brasil registra primeiro caso de transmissão humana da Varíola dos Macacos para cachorro
25 de agosto de 2022
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais publicou um comunicado oficial confirmando o primeiro caso de transmissão da Varíola dos Macacos de um ser humano para um animal no Brasil. O vírus foi detectado em um filhote de cachorro cujo tutor foi infectado com o vírus monkeypox no início de agosto.
O caso ocorreu em Juiz de Fora, município mineiro, e é o terceiro registro no mundo de transmissão humana para animal. As outras duas confirmações aconteceram na França e nos Estados Unidos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o cachorro começou a ter os sintomas no dia 13 de agosto, 10 dias após o tutor perceber os primeiros sinais da doença. O animal apresentou prurido, que evoluiu em lesões em pápula, pústula e crostas localizadas no dorso e pescoço.
O veterinário responsável pelo atendimento registrou a suspeita na vigilância epidemológica e coletou amostras do animal para análises laboratoriais. O resultado detectável foi em exame de biologia molecular (qPCR).
O responsável pelo filhote foi orientado a manter o animal em isolamento e adotar medidas sanitárias para a alimentação do cão e limpeza do espaço de convivência. O cão e o tutor estão isolados e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde. Outro humano que tem contato com o animal está assintomático e segue em monitoramento.