All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

08 de setembro de 2022

images 9

A Rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos de idade, nesta quinta-feira (08). A monarca, que ocupou o trono britânico por mais de sete décadas e foi uma das mulheres mais longevas da história, deve ser sucedida pelo filho mais velho, o príncipe Charles, de 73 anos.
 
Durante a manhã, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado falando sobre a fragilidade de seu estado de saúde. Na ocasião, Membros da família real foram chamados para ir ao palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde Elizabeth II estava há mais de uma semana. 
 
Quem foi rainha Elizabeth II
 
Elizabeth Alexandra Mary, conhecida a partir de 1952 como rainha Elizabeth II, nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. 
 
Quando seu pai foi coroado rei do Reino Unido, Elizabeth tinha apenas 10 anos de idade. Ela se tornou herdeira direta do trono após seu tio, Eduardo VIII, abdicar do mesmo para casar com uma norte-americana divorciada.
 
Elizabeth casou-se em 20 de novembro de 1947 com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca, que faleceu aos 99 anos em nove de abril de 2021, após 73 anos de casados.
 
Aos 25 anos, Elizabeth tornou-se rainha do Reino Unido, no dia 6 de fevereiro de 1952, o dia que seu pai, Jorge VI, faleceu. Em 2022, completou 70 anos de reinado e se tornou a primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Platina.
 
A soberana já vinha apresentando problemas de mobilidade, passando a andar com o auxílio de uma bengala. A preocupação com sua saúde levou seus médicos a cortarem os drinques diários que ela consumia, reduzir suas atividades e evitar que ela se estressasse.
 
Em 1953, já casada e mãe de dois filhos, Elizabeth II foi coroada na Abadia de Westminster, em uma cerimônia transmitida pela televisão. Ao contrário do próprio pai, que se chamava Albert, não quis adotar um nome régio e avisou que iria reinar com o seu nome de batismo.
 
No ano anterior, já tinha decidido que a casa real continuaria sendo Casa de Windsor, o nome de sua família, contrariando a tradição, que ditava que deveria mudar para o sobrenome do marido.
 
Com quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, e um cargo sem funções políticas de fato, a rainha viu nações que faziam parte do Império Britânico, aquele onde o sol nunca se punha, se tornarem independentes. Raramente se manifestava sobre acontecimentos mundiais, mas criticou, com tato e discrição, algumas decisões dos primeiros-ministros aos quais sobreviveu e movimentos políticos que testemunhou.
 
Visitou vítimas dos atentados terrorista em Londres em 2005 e participou do show da cantora Ariana Grande em 2017, o que não surpreendeu os súditos: ao longo de décadas de vida pública, Elizabeth II foi patrona de centenas de instituições de caridade, com os mais diversos fins, tendo uma agenda cheia de compromissos oficiais. Viajou o mundo inteiro e veio ao Brasil em 1968 com o marido, passando por Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio, onde viu um amistoso no Maracanã com Pelé, Gerson, Jairzinho e Clodoaldo.