Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do STF
13 de setembro de 2022
A ministra Rosa Weber tomou posse, na segunda-feira (12), como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União), entre outros.
Também tomou posse como novo vice-presidente do STF o ministro Luís Roberto Barroso.
A ministra Cármen Lúcia citou ainda que a magistratura é composta majoritariamente por homens e que a Justiça do Trabalho, de onde vem Rosa Weber, tem equilibrado essa relação de gênero.
Disse também que o momento “cobra decoro e a República demanda compostura”, o que ela tem para servir de exemplo.
Em seu discurso de posse, Rosa Weber defendeu a democracia e repudiou discursos de desrespeito às ordens judiciais.
No ano passado, durante ato de 7 de Setembro, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que não respeitaria mais decisões do ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, porém, o presidente recuou e divulgou uma nota, com o auxílio do ex-presidente Michel Temer, vista como um aceno ao Judiciário.
A ministra afirmou que o país vive “em tempos particularmente difíceis” e que o STF “tem sido alvo de ataques injustos e reiterados”.
Weber destacou, ainda, que “sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independente, e sem imprensa livre, não há democracia”.
CNN Brasil.