All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Brasil confirma terceira morte por Varíola dos Macacos

05 de outubro de 2022

images 40

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a terceira morte por Varíola dos Macacos no país. A vítima é um homem de 31 anos de Mesquita, na Baixada Fluminense.

A pasta informou na segunda (03), que o paciente tinha baixa imunidade e comorbidades, o que agravou o quadro da doença. Ele foi internado em 31 de agosto na Fiocruz, e transferido, em 2 de setembro, para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, na capital fluminense.

O paciente recebeu tratamento com o medicamento experimental tecovirimat. Segundo a pasta, houve melhora parcial das lesões. No entanto, no último sábado (01), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva para varíola dos macacos única ou múltipla, em qualquer parte do corpo.

Também podem apresentar edema nos órgãos genitais, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.

Os casos prováveis são os que a pessoa tem um ou mais dos critérios listados como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória, ou contato físico direto com parcerias múltipla, entre outros.

No Brasil, o primeiro óbito por Varíola dos Macacos foi registrado em Minas Gerais, em julho e a segunda morte foi em agosto, no Rio de Janeiro. Nos dois casos, os pacientes também apresentavam comorbidades.

De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, fechado na última sexta-feira (30), o país tem 7.869 casos confirmados de varíola dos macacos e investiga 4.905.

Desde o dia 23 de julho, a doença é considerada emergência sanitária global, o nível mais alto de alerta declarado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Folha de SP.