Resultado final da edição do Patrimônio Vivo 2022 é divulgado em Caruaru
21 de outubro de 2022
A Fundação de Cultura de Caruaru realizou, na quinta-feira, 20, a entrega do resultado final da edição 2022 do Patrimônio Vivo.
Mais cinco nomes foram escolhidos para este ano, sendo um pela votação popular, que alcançou um recorde em números, com mais de 24 mil votos na sua totalidade.
Ao todo, 39 candidatos foram habilitados para realizar a etapa classificatória passando por uma mesa julgadora composta por dois integrantes da Fundação e dois membros da sociedade civil.
"A escolha do Patrimônio Vivo é algo que envolve muito com nosso emocional. São fases do processo, que vão desde o currículo de cada um até o momento das defesas, em que cada candidato pode apresentar sua trajetória de trabalho aqui na cidade. São muitos os nomes e difícil foi cada escolha. Quem concorreu já pode se sentir um Patrimônio Vivo, pois Caruaru, já reconhece o trabalho e o merecimento de todos", disse o vice-presidente, Hérlon Cavalcanti.
Confira os nomes selecionados:
Coroné Cornelio - Humorista e ator, foi eleito com o voto popular obtendo a marca de 3.593 votos. Tem mais de 30 anos de carreira e já participou de todas as edições do São João de Caruaru. É digno representante do humor e faz uma alusão cultural ao inesquecível, humorista; Coronel Ludugero.
Pela votação da mesa julgadora, quatro nomes foram escolhidos, sendo eles:
Gilvan Neves - Sanfoneiro forrozeiro e compositor, já foi homenageado do São João de Caruaru, tem mais 350 músicas gravadas por diversos forrozeiros do Brasil e já gravou mais de 30 trabalhos, entre LPs, CDs e DVDs.
Coral Madrigal - Segmento de Música. Mais de 20 anos de carreira, já participou de diversas apresentações culturais em toda região. Faz um trabalho voluntário nos hospitais da cidade levando a linguagem da música popular e erudita.
Maria José da Silva - Mãe Nem de Xangô - Povos tradicionais.
Mais de cinco décadas de amor e encanto com as tradições afrodescendentes. Sua trajetória de vida é um espelho para as novas gerações. É a primeira Patrimônio Vivo dos povos de matrizes Africanas de Caruaru.
Socorro Rodrigues - Artesã.
Desde criança trabalha com a arte do barro. Filha do Mestre Zé Caboclo, um dos primeiros discípulos de Vitalino. Socorro foi quem ensinou a sua irmã, Marliete Rodrigues a fazer miniaturas na arte do barro.