Bolsonaro nega qualquer vínculo com Roberto Jefferson
24 de outubro de 2022
Após repudiar o ataque armado de Roberto Jefferson contra agentes da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro negou que tivesse qualquer relação com o político. A repercussão negativa dos detalhes da ação, que deixou dois policiais feridos, pressionou Bolsonaro a condenar Jefferson de forma mais direta, entretanto, foi uma fala não combinada com aliados. Por exemplo, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), linha de frente do bolsonarismo, afirmou que o presidente mandaria até mesmo as Forças Armadas para proteger “o nosso Roberto Jefferson”.
Auxiliares haviam orientado o presidente a não se estender sobre o assunto com o objetivo de evitar trazer para ele a crise desencadeada por Jefferson. Além das postagens, Bolsonaro falou rapidamente sobre o episódio em uma live no fim da tarde. Ao abordar o episódio, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, negou vínculo do petebista com a campanha, ao que Bolsonaro emendou “não ter foto" com o ex-deputado. Foi prontamente desmentido nas redes sociais por imagens de encontros no Palácio do Planalto. Um dos registros foi publicado por Jefferson em 29 de abril de 2021 no Palácio do Planalto.
Roberto Jefferson voltou a se reunir com o presidente Bolsonaro em 19 de maio de 2021. Desta vez com a então vice-presidente do PTB, Graciela Nienov, que publicou a mesma foto em uma rede social. Em seu perfil no Facebook, o PTB publicou 4 imagens em 2 de setembro de 2020 de um encontro entre Roberto Jefferson e o presidente Jair Bolsonaro.