Governo Lula: Margareth Menezes é confirmada como a próxima Ministra da Cultura
14/12/2022
A cantora Margareth Menezes afirmou na terça-feira (13) que aceitou o convite para o Ministério da Cultura.
Atualmente, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Cultura funciona como uma Secretaria Especial, alocada no Ministério do Turismo.
Entretanto, anteriormente, a pasta funcionava como ministério. Nas gestões petistas, com Lula e Dilma Rousseff, teve à frente nomes como o cantor Gilberto Gil, o sociólogo Juca Ferreira, a cantora Ana de Hollanda, irmã do também cantor Chico Buarque, e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.
Além da música, Margareth também tem trajetória como gestora cultural. Ela fundou a Fábrica Cultura, em 2004, que iniciaria as atividades quatro anos depois. Trata-se de uma organização não-governamental com a finalidade de desenvolver projetos nas áreas de educação, cultura e produção sustentável na Península de Itapagipe, em Salvador. A partir de 2014, a ONG passou a abrigar o centro cultural Mercado Iaô, que promove música, artes visuais e gastronomia.
Margareth também é embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/Unesco, tendo sido empossada em 2020. No ano seguinte, ela foi reconhecida como uma das cem personalidades negras mais influentes do mundo pela Most Influential People of African Descent (MIPAD), instituição reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).