Após 36 anos, Argentina ganha a Copa do Mundo de 2022
18/12/2022
Com três gols de Messi, o camisa 10 do time, a Argentina ganha a Copa do Mundo de 2022. A decisão foi nos pênaltis, com 4 gols dos hermanos contra dois da França, que mandou uma bola para fora e viu uma cobrança ser defendida pelo goleiro do time rival, Emiliano Martinez.
Foram 140 minutos de muita emoção. Os argentinos dominaram o primeiro tempo, que terminou em 2 a 0. Os franceses voltaram no segundo tempo com fome de bola, marcaram dois gols e conseguiram o empate que levou a disputa para a prorrogação, que teve um primeiro tempo morno.
Messi abriu o segundo tempo da prorrogação com gols, mas Mbappé tirou a alegria da Argentina, que já sonhava com o título, aos 12 minutos. Em cobrança de pênalti, o craque francês mandou a bola no canto direito, sendo decisivo para o jogo seguir para a disputa de pênaltis - onde os argentinos conquistaram o tricampeonato mundial.
Com a vitória, Messi encerra sua participação em mundiais com posição de destaque. Ele termina o campeonato como o vice-artilheiro, tendo balançado a rede sete vezes (atrás apenas de Mbappé, que fez 8 gols) e com o título de melhor jogador da Copa do Catar.