O Brasil inicia um novo ciclo neste domingo (1°), com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência
01/01/2023
Representantes do mundo todo marcam presença no evento, que reunirá mais autoridades estrangeiras que durante os Jogos Olímpicos de 2016. Um forte esquema de segurança cercará a programação.
Ao todo 65 delegações internacionais confirmaram presença na posse. Pelo menos 30 chefes de Estado e de governo assistirão o evento, o que “demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante”, celebrou o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse.
Entre os chefes de Estado confirmados estão os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. Os vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá também estarão presentes, além do rei da Espanha. Os premiês do Mali e Marrocos fazem parte da lista dos chefes de governo.
Chanceleres de 11 países confirmaram a presença. União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Organização das Nações Unidas serão representados por enviados especiais.