All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Professores da rede municipal de Caruaru entram em estado de greve

28/03/2023

prof1

Os professores da rede municipal de ensino de Caruaru decretaram estado de greve após uma audiência que tratou do Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Remuneração (PCCDR) dos profissionais do magistério do município. A audiência foi realizada na manhã da segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores.

Durante o momento, foram apresentadas propostas de modificações do (PCCDR), entre elas, o descongelamento da tabela dos profissionais das séries iniciais e séries finais da educação básica, acréscimo de 38h horas aula na carga horária, ampliação do tempo de afastamento para especialização, mestrado e doutorado, abertura de edital de concurso público para as vagas de professores nas escolas municipais e reajuste salarial de 14,95% referente ao Piso Nacional do Magistério.

Os representantes da categoria solicitaram a retirada e readequação do texto para que possa atender melhor aos professores do município. A Presidente do Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (Sinduprom), Aparecida Alves, disse que o novo plano pouco avançou para a melhoria dos profissionais e pediu que o texto fosse revisto e passasse pelos ajustes necessários.

Almani Leite Veras, um dos diretores do Sinduprom, afirmou que a categoria está em estado de greve e caso a prefeitura municipal não retire o projeto para ser reavaliado, na próxima quinta-feira (30), pode ser decretada a greve no município.

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informou que “A construção do Projeto de Lei que trata da atualização do plano de cargos e carreiras dos professores do município é resultado de diversas reuniões realizadas nos últimos seis meses, junto à categoria, sindicato e movimentos organizados, com comissão criada exclusivamente para este fim, contando com a representação do sindicato, servidores e professores efetivos.

O projeto teve também a contribuição do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, uma das entidades de maior credibilidade e existência no Brasil na elaboração de leis que tratam de progressão de carreira.

A SAD ressalta que o projeto considera e traz avanços significativos para a categoria, incluindo até a paridade entre professores ativos e aposentados e pensionistas da educação e corrige distorções salariais, que, desde 2013, afetam a garantia de direitos dos professores, tendo o município sempre atuado com zelo, respeito e transparência junto aos servidores.

Foto: Vladimir Barreto.