Telegram para de funcionar no Brasil
28/04/2023
O Telegram parou de funcionar em território nacional após decisão da Justiça Federal, que determinou a suspensão temporária do aplicativo de mensagens. A decisão veio após pedido da Polícia Federal acusar o mensageiro de não entregar todos os dados solicitados para uma investigação sobre grupos neonazistas que se organizam no aplicativo.
De acordo com reportagem do G1, os investigadores identificaram que o adolescente de 16 anos, responsável pela morte de quatro pessoas e mais de dez feridos em duas escolas de Aracruz (ES), em novembro de 2022, tinha contato com grupos antissemitas no aplicativo. A empresa teria cumprido "parcialmente" o pedido das autoridades, entregando apenas os dados do administrador de um dos dois grupos, conforme o despacho da Justiça Federal.
Sem a colaboração da empresa, o aplicativo foi tirado do ar. Apesar de, inicialmente, uma das recomendações da justiça era retirar o Telegram das lojas de apps como Google Play Store (Android) e da App Store (iOS), o ícone segue por lá, sendo possível baixar o aplicativo normalmente.
Ao tentar usar, no entanto, o usuário não consegue, pois o app mostra uma eterna mensagem de "conectando", sem nunca concluir a conexão. Para o aplicativo voltar a funcionar, a empresa deve colaborar com os órgãos federais e atender as solicitações. Dessa forma, poderá ter uma ordem emitida desfazendo a suspensão.
Além do Brasil, o app de mensagens já foi bloqueado em pelo menos 10 países.