All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Lula cumpre agenda em Pernambuco pela segunda vez desde que tomou posse

07/06/2023

02913803 ADC7 4A88 8B54 C00B8B48A17C

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou na terça-feira (6) a Pernambuco, onde visitou as instalações do polo automotivo Stellantis, em Goiana. Nesta quarta-feira (7) o presidente relança, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, no Recife, o Programa Farmácia Popular, criado em 2004, no primeiro mandato dele.

O último compromisso oficial de Lula no Estado será no município do Paulista, onde irá visitar as instalações e inaugurar mais um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Devem integrar a comitiva de Lula o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e o ministro da Educação, Camilo Santana.

Relevância do Estado

De acordo com senador Humberto Costa (PT), a visita do presidente a Pernambuco – a segunda desde que tomou posse em janeiro – é uma demonstração da relevância que o mandatário atribui a Pernambuco. “A visita à Jeep, em Goiana, demonstra que esse é um investimento que se consolidou, que é importante para as agendas de exportações e de comércio interno. É um investimento com uso de tecnologia altamente sofisticada”, destacou.

Quanto à retomada do Farmácia Popular, criado pelo próprio senador quando ministro de Lula –, Humberto disse que o programa, um dos mais bem avaliados do Governo Federal, começou a ser desmontado no governo Michel Temer.

“Ele (Temer) acabou com todas as farmácias dos governos estaduais e prefeituras, que vendiam uma quantidade grande de medicamentos por um preço baixo; e fragilizou também o Aqui tem Farmácia Popular, que distribuía medicamentos gratuitamente em farmácias privadas”, afirmou.

Antes do desmonte promovido pelo ex-presidente Temer, o Farmácia Popular, segundo Costa, atendia mais de dez milhões de pessoas. O senador adiantou que o governo Federal vai intensificar a ação do programa, ampliar o número de medicamentos distribuídos, aumentar o controle sobre o acesso e impedir possíveis fraudes.

Concluir obras inacabadas

Em relação à inauguração do IFPE de Paulista, o parlamentar afirmou que essa é uma demonstração do compromisso do governo federal de concluir todas as obras inacabadas que ficaram do governo anterior.

“É uma demonstração da prioridade que o presidente Lula dá à educação”, acrescentou.

A senadora Teresa Leitão (PT) disse que essa segunda visita de Lula a Pernambuco unifica as duas principais políticas públicas do governo, saúde e educação, com um anúncio importante para economia.

“É uma honra para Pernambuco ver o Farmácia Popular ser relançado aqui e também inaugurar mais um instituto federal, além da visita ao polo automotivo, que coincide com o anúncio do programa para carro popular”, resumiu a senadora.