All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Julgamento no TSE decide nesta sexta se Bolsonaro ficará inelegível

30/06/2023

A92E987C 7911 419B 88AC 07332A941C7E

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem nesta sexta-feira (30) o Dia D do julgamento sobre o pedido de inelegibilidade analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O quarto dia de votação começa às 12h, com a expectativa de desfecho após três sessões adiadas.

O julgamento foi interrompido nesta quinta-feira (29) com o placar de 3 votos a 1 a favor da inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos. A punição impediria o ex-presidente de disputar eleições até 2030.

Votaram a favor de tornar Bolsonaro inelegível o relator do caso no TSE, ministro Benedito Gonçalves, e os ministros Floriano de Azevedo Marques Neto, André Ramos Tavares. O ministro Raul Araújo foi o único voto em defesa da absolvição do ex-presidente.

Três ministros ainda precisam votar na sessão desta sexta-feira: Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e o presidente da corte, Alexandre de Moraes. Como a corte é formada por sete magistrados, basta mais um voto para que a inelegibilidade seja confirmada.

Após o resultado, a defesa do ex-presidente ainda poderá apresentar os chamados embargos de declaração, espécie de recurso da decisão, ao próprio TSE, e também um recurso especial ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por ter feito ataques ao sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores de vários países, em encontro transmitido ao vivo pela TV Brasil. A ação é movida pelo PDT.

A ação também pedia a inelegibilidade do vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022, general Braga Netto, mas no voto anunciado terça-feira, o ministro Benedito Gonçalves não incluiu o militar na condenação proposta no relatório final.