Metroviários de Pernambuco iniciam greve por tempo indeterminado
04/08/2023
Os metroviários de Pernambuco decidiram, em assembleia, iniciar uma greve por tempo indeterminado. Essa é a terceira paralisação da categoria em menos de um mês. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores, além de aumento salarial, está a oposição à inclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.
Atualmente, cerca de 1.547 funcionários operam o Metrô do Recife, que transporta diariamente 170 mil usuários em suas linhas Sul, Centro e Diesel, conectando 36 estações que interligam os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe ao sistema integrado de passageiros. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindimetro) afirma que as negociações sobre o acordo coletivo 2023/2025 não avançaram, motivando a decisão pela greve.
As demandas dos metroviários incluem reajuste no piso salarial de R$ 1.954,04 para R$ 2.725,00, estabilidade no emprego, garantias em caso de privatização do metrô, a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização e a reestruturação do Metrô do Recife. No mês de julho, a categoria já havia realizado duas paralisações temporárias como forma de protesto contra essas questões.