All for Joomla All for Webmasters

logo

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Brasil estreia entre 100 melhores universidades de educação do mundo

30/10/2023

universidade1

A Universidade de São Paulo (USP) aparece dona do 87° melhor curso superior nas áreas de educação, formação de professores e pesquisa acadêmica, segundo a edição 2024 do World University Ranking, organizado anualmente pela firma de pesquisa Times Higher Education e divulgada no último dia 26.

Trata-se da primeira vez no Brasil entre as 100 melhores universidades na categoria educação. Junto do país, outras nacionalidades estreiam na relação: Áustria, África do Sul, Espanha, Turquia e Rússia. Segundo a organização, este é um ranking mais diverso em linhas gerais (considerando o total das disciplinas) ainda que dominado por instituições estadunidenses e americanas.

Harvard e Stanford, nos Estados Unidos são as faculdades líderes no maior número de disciplinas: engenharia, direito e ciências vitais (que abarca biologia, agronomia e esportes) no caso da primeira e artes e humanidades, psicologia e ciências sociais, na segunda. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts lidera tanto em negócios quanto empata na liderança das ciências sociais. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, é n° 1 no ranking geral (onde a USP aparece com outras 50 instituições em 201º)

Considerando os últimos dois anos, a universidade pública paulistana é a única representante brasileiras entre as 100 melhores por disciplina. Em 2023, porém, perdeu posições em outras frentes: na medicina, terminou este ano em 88°, quatro posições abaixo da edição passada. Após alcançar a 97ª posição em 2022, a USP deixou o Top 100 global de direito este ano (estando empatada com outras 25 universidades na posição 101).

Em setembro, a Universidade de São Paulo foi eleita a melhor faculdade da América Latina segundo ranking da QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação. Na região, ela fica a frente da Pontifícia Universidade Católica do Chile (2°) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 3°.

A faculdade ainda é um universo não acessado por grande parte dos jovens no Brasil. Segundo a última edição do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), menos de 25% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estão no ensino superior.

Fonte: gq.globo.com