Casos de Covid aumentam em Pernambuco
06/12/2023
A Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou que foi detectado um aumento sistemático no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas. De acordo com a análise da pasta, o aumento se deu no final de outubro, com 89 casos confirmados no estado.
Depois, passou para 191, 327, 577 casos e até 776 na última semana. Conforme a secretaria, a taxa de testes positivos para a doença saltou de 3,8% na última semana de outubro para 16,6% na última semana de novembro.
Aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento, quando, em geral, não é necessária internação, de acordo com o governo.
Em uma nota divulgada pela secretaria, o governo informou que apesar dos meses de outubro a dezembro não serem considerados de alto risco para transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco, o aumento de casos evidenciado nesse período pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção.
Além disso, também foi comentado sobre novas variantes. “Mesmo não tendo havido registro, até o momento, de novas variantes da Covid-19 em Pernambuco, a identificação em estados vizinhos de novas subvariantes inéditas no Brasil (JN.1 e BA.2.86.1) também pode ser responsável pela elevação de casos no estado”, acrescentou o governo.
A pasta ressaltou ainda que a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente pelo terceiro ano consecutivo no estado. Para receber a dose de vacina bivalente, a pessoa precisa ter acima de 18 anos com no mínimo duas doses da vacina monovalente. E para pessoas acima de 12 anos, com comorbidade, com no mínimo 2 doses da vacina monovalente, é preciso fazer o reforço com a bivalente.