Conheça a curiosa história dos Papangus de Bezerros, símbolo do carnaval no Agreste de Pernambuco
20/12/2023
Foto: Gecom/PMB
Logo no começo do século XX, alguns amigos da cidade de Bezerros, localizada no Agreste de Pernambuco, resolveram brincar de se fantasiar e sair às ruas pedindo angu de milho aos moradores da região. Para não serem reconhecidos, eles cobriam o rosto com um pano.
Dali em diente a brincadeira logo se popularizou e, a cada ano, mais pessoas se juntavam ao grupo.
As crianças, ao verem os mascarados, gritavam: “Lá vem os papa-angu!”. Foi assim que surgiu o nome do personagem que hoje é símbolo do carnaval de Bezerros.
Os Papangus podem sair às ruas sozinhos ou em blocos, com roupas combinadas ou não. Eles são sempre alegres e contagiantes, e sua presença é sinônimo de festa e diversão.
O Bloco do Papangu é o maior e melhor bloco de carnaval do interior do Brasil. Ele reúne milhares de pessoas todos os anos para celebrar a tradição e a cultura de Bezerros.
O Papangu também é considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Ele é eternizado em fantasias, peças de arte, artigos decorativos, xilogravuras, músicas, adereços e outros itens que representam a riqueza histórica e cultural da Folia do Papangu de Bezerros.
Com informações do JC