Ganho de peso no Natal deve ser motivo de preocupação?
25/12/2023
Foto: Jed Owen/Unsplash
As festas de fim de ano são normalmente marcadas pelos excessos — comemos e bebemos além da conta. Não é surpresa, portanto, que a maioria das pessoas espere ganhar alguns quilos no Natal. Muitas pesquisas indicam que as pessoas podem ganhar peso durante o período festivo. Mas saber se esse ganho é apenas temporário ou não depende de muitos fatores.
Quando se trata do período natalino, o ganho de peso tende a oscilar mais. Um estudo mostrou que, no Natal, as pessoas viram o seu peso aumentar em média 1,35% (cerca de 1,2kg). Mas será que esses quilos a mais estão ligados ao aumento da gordura corporal? Ou se devem ao inchaço, à retenção de líquidos e à maior quantidade de comida no estômago?
Há poucas pesquisas rigorosas sobre o quanto as pessoas comem no dia de Natal. Mas exceder a quantidade de calorias que precisamos não significa que iremos necessariamente ganhar peso, já que muitos fatores influenciam nesse aspecto. Por exemplo, parece que, em geral, homens ganham peso com menos facilidade do que mulheres, devido a diferenças na composição corporal e onde a gordura tende a ser armazenada. Tamanho e o peso corporal, bem como a quantidade de músculos, a idade e o nível de atividade física, além de genética e algumas condições de saúde também podem afetar a facilidade com que você ganha peso.
Outra consideração é que muitos de nós comemos calorias adicionais em mais de um dia durante o período festivo. Mas digamos que você só vai se dar ao luxo no dia de Natal: é improvável que você consiga comer tanto em um único dia que leve a um ganho de peso significativo. Isso se deve em parte à forma como o nosso metabolismo funciona — ele se equilibra ao longo de vários dias. No entanto, mesmo que você ganhe peso no Natal, esses quilos a mais podem ser perdidos após as festas, quando seu estilo de vida voltar ao normal.
Mas se você quiser ficar atento à comida durante o período de festas, pode seguir algumas dicas. Primeiro, lembre-se que sua diversão não depende do quanto você come, então preste atenção ao quanto você está colocando no prato. Coma muitos vegetais, saladas e frutas. Encare as comidas ricas em calorias como guloseimas — e não como o evento principal das refeições. Além disso, tente fazer uma caminhada no Natal ou dias seguintes, isso pode ajudar a compensar algumas calorias e também ajudar na digestão e no inchaço.
Se você ainda acha que exagerou no Natal, é melhor não se apressar em fazer grandes resoluções de Ano Novo. Em vez disso, vale a pena pensar em fazer pequenas mudanças que sejam fáceis de seguir na sua dieta e nos seus níveis de atividade física.
Duane Mellor para The Conversation/Via BBC Brasil