Caruaru mais segura: 200 câmeras monitoram a Capital do Forró
18/01/2024
Fotos: Secom/Divulgação
Referência em todo o estado, o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) de Caruaru dispõe de mais de 200 câmeras ativadas, funcionando 24 horas, com uma equipe qualificada de guardas municipais e operadores de vídeo. A gestão do centro é realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop).
O CIM tem como objetivo facilitar e agilizar as demandas da população. A equipe conta com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), uma ferramenta de informações integradas que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas de segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.
Diariamente, com apoio do CIM, a Guarda Municipal realiza patrulhamento ostensivo nas principais localidades do Centro, Via Parque, Monte Bom Jesus, Estação Ferroviária, UPAs, bem como as rondas dos programas "Escola Pela Paz" e “Ponto Seguro”. Destaque ainda para as fiscalizações nas feiras de Artesanato, do Gado e da Sulanca, além da zona rural com as equipes dos patrulhamentos Maria da Penha, rural e ambiental.
“As câmeras seguem auxiliando a Secop em um trabalho conjunto com os órgãos de segurança do município. Por meio do monitoramento, podemos acompanhar, em tempo real, os fatos e inibir possíveis atos de vandalismo. Além do CIM, contamos também com a Central de Emergência Telefônica e o APP Caruaru Segura”, detalhou o secretário de Ordem Pública, Cel. Patrício Filho.