Refinaria de Abreu e Lima deve gerar 30 mil empregos
19/01/2024
A governadora Raquel Lyra, o presidente Lula e o presidente da Petrobras Jean Paul Prates na cerimônia de retomada da Refinaria Abreu e Lima (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na quinta-feira (18), da cerimônia de retomada de investimentos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, Litoral Sul de Pernambuco. As obras da refinaria foram paralisadas em 2015. A ampliação da planta vai gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos
A expectativa é de que, quando o local estiver funcionando em sua plena capacidade, o faturamento seja de US$ 100 bilhões ao ano. Também é esperado um acréscimo de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional. O investimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já em fase de contratação, a construção do Trem 2 do projeto tem data para finalização em 2028, quando passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.
Com informações de Folha de Pernambuco