Alceu Pernambucano Valença
A música Pernambucana é simplesmente fantástica. A sua diversidade de ritmos nos coloca no patamar cultural entre as melhores da música popular Brasileira. Entre tantos bons nomes da nossa história, o Mestre Alceu Paiva Valença é uma das nossas referências.
Ele nasceu em São bento do Una. Desde criança se deixou envolver pela cultura popular nordestina através dos Aboiadores, cantadores de côco, poetas de cordel, repentistas, tocadores de concertinas, oito baixo, entre outros. Essa fonte inesgotável de saber levou o pequeno Alceu a beber na fonte eterna da cultura popular. O tempo foi passando, a família do pequeno Alceu foi morar em Garanhuns e depois se transferiu para o Recife. Chegando lá, Alceu conheceu a força dos maracatus, tambores, frevo, cinema, rock-roll, misturando tudo em auto e bom som na sua vertente cultural. Esse caldo bom de arte e cultura transformou sua vida em uma vitrine viva para o mundo.
A vida foi colocando cada ponto de alinhamento em sua trajetória artística. Alceu foi o desbravador envolvendo o som dos pífanos, com toque das alfaias. Sua leveza poética transformou a música Pernambucana.
Na década de 1970 seu show “VIVO” invadiu os grandes centros do país (Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e assim seus fãs puderam assistir a uma verdadeira obra de arte em palco.
Alceu Valença foi se destacando no cenário artístico fonográfico, em cada disco um presente bom da cultura de raiz. O artista foi batendo recordes de vendagens e realizando diversos shows em todo país.
Sua fama o levou a conviver de perto com Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Ary Lobo, Marinês, Fagner, Tom Zé entre tantos outros. Essas parcerias lhe rederam músicas, shows e discos.
Alceu Valença se transformou no maior nome da música Pernambucana depois de Luiz Gonzaga. Sua obra é eterna. Seus frevos e seus compositores mergulham na linha do tempo e vem marcando um cenário de forma que quanto mais o tempo passa, mas sua obra é representada.
No período carnavalesco Alceu e a cidade de Olinda mantêm um casamento perfeito de amor e descoberta.
Alceu Valença um patrimônio Vivo da Cultura Brasileira.