O cavalo selado
Por Magno Martins
Existe uma frase clássica na política (e na vida) que se aplica bem a um dos personagens que, certamente, protagonizarão a disputa eleitoral pernambucana em 2018: o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que, no próximo domingo, volta a presidir o PSDB estadual. Diz a máxima: “Quando o cavalo passar selado, amigo, monte".
Depois de alguns anos na planície, uma passagem relâmpago pela Frente Popular, e a ascensão a um dos principais cargos do País, o ministro e deputado federal será alçado mais uma vez ao comando do tucanato pernambucano, praticamente como unanimidade. É ele quem vai sentar à mesa de negociação para definir os caminhos do PSDB no ano que vem.
Em outras palavras, Bruno Araújo tem à sua frente o melhor cenário que um político pode almejar para uma disputa majoritária: o comando de um partido com grande representação, que o garantirá tempo de TV; capilaridade no interior com prefeituras estratégicas; e realizações do período que terá passado à frente de programas de enorme apelo popular, como o Minha Casa, Minha Vida.
Se optar por lançar-se na disputa majoritária Bruno pode ser um fato novo, é verdade. Se ganhar, entra para o hall dos grandes nomes da política do Estado. Por outro lado, se escolher a segurança da candidatura a deputado pode perder o bonde da história e condenar-se a um futuro de coadjuvante. No popular, o cavalo está passando selado, e ele não pode esperar muito.
OPOSIÇÃO – Um foco de oposição aos – se é que existem – planos majoritários do ministro Bruno Araújo está na dupla Elias e Betinho Gomes. Elias reivindicam um acordo do passado pelo qual ele revezaria a Presidência do PSDB-PE com Antônio Moraes. Acordo esse que foi quebrado, dizem, pela proximidade de Elias com o Palácio do Campo das Princesas. Resta aguardar como será o comportamento da dupla depois de domingo. Pesa contra eles ainda o acúmulo de derrotas eleitorais em Jaboatão e no Cabo, e a dificuldade de Betinho em renovar seu mandato.
NA TORCIDA – Já na torcida por Bruno Araújo o time é grande. Figuram nele os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o gestor de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, entre outros prefeitos tucanos, além dos deputados estaduais e vereadores da legenda em todo o Estado. Melhor cenário fica difícil de se desenhar. À conferir, porém, o posicionamento do deputado federal Daniel Coelho, que tem defendido em “on” a unidade do partido.
QUESTIONAMENTO – Outro nome na bolsa de apostas da oposição para o Governo ou Senado, Armando Monteiro Neto questionou, durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Líder do PTB na Casa Alta, ele lembrou que há uma preocupação com a situação fiscal do País referente a cortes de investimentos. Armando, como Bruno, segue fazendo mistério sobre seu caminho em 2018.
SAÚDE – O deputado federal Tadeu Alencar, do PSB, destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a aérea de saúde do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. O anúncio se deu após encontro com o administrador-geral da ilha, Luís Eduardo Antunes, em Brasília. Com isso, o Hospital São Lucas e a Unidade de Saúde da Família de Noronha irão adquirir novos equipamentos. O Hospital São Lucas é considerado de média complexidade e a nova USF deverá ser inaugurada até o final de novembro.
SAÚDE II – A saúde também foi tema de uma reunião de outro deputado federal, Marinaldo Rosendo, desta feita com o prefeito de Camaragibe, Meira. No encontro, do qual também participou o deputado estadual Aluísio Lessa, Marinaldo reafirmou seu empenho em conseguir a liberação de uma emenda sua para o município. Por meio desse recurso, serão adquiridos novos equipamentos para o hospital Aristeu Chaves, bem como para a maternidade Amiga da Família, cuja reabertura está prevista também para novembro deste ano.
CURTAS
ARBORIZAÇÃO – A Câmara de Afogados da Ingazeira aprovou, na última sessão legislativa, requerimento do vereador Augusto Martins solicitando da prefeitura a arborização do canteiro central e das laterais da duplicação do acesso ao município. Segundo o parlamentar, a ação proposta por ele não estava prevista na obra, em estágio de conclusão.
DESTAQUE – Ganhou destaque na imprensa a aposta que o município de Garanhuns fez para enfrentar a violência de gênero. A cidade é uma das principais parceiras da ActionAid Brasil na implementação do projeto Cidades Seguras, que aborda políticas públicas do tipo.
ADIAMENTO – Marcada para o dia sete de novembro, a Convenção Nacional do PMDB está adiada. Em meio às inúmeras crises pelas quais a sigla passa, o presidente Romero Jucá adiantou que uma nova data será marcada para o ato. O senador, segundo nota, “organizará internamente a reestruturação programática e as novas bandeiras, que serão aprovadas em convenção, no mesmo dia em que o partido voltará a se chamar MDB”.
Perguntar não ofende: FBC já deu as caras ou ainda está mergulhado?