Governo Bolsonaro chega aos 200 dias sem cumprir 25% da agenda dos 100 dias
O governo de Jair Bolsonaro completa 200 dias nesta sexta-feira (19) sem ter cumprido ainda todas as metas prioritárias definidas no início do mandato. Das 35 ações previstas para os primeiros 100 dias, 25% não foram concluídas, o equivalente a 9 medidas.
Por questões de agenda do presidente, o Planalto realizou um evento para comemorar a data na tarde desta quinta (18).
Antes de completar os 100 dias de governo, Bolsonaro afirmou acreditar que cumpriria 90% das metas estabelecidas. O dobro do tempo se passou e alguns pontos parecem estar longe de serem efetivados, como a intenção de dar autonomia ao Banco Central, definir critérios na seleção dos dirigentes de bancos federais e a regulamentação do ensino domiciliar.
Uma análise feita pelo portal Poder360 levou em conta os detalhes fornecidos nas Metas Nacionais Prioritárias (íntegra) e o que foi efetivamente cumprido. O projeto anticrime do ministro Sergio Moro (Justiça), por exemplo, ainda não foi aprovado pelo Congresso, mas é aqui considerado concluído por estar descrito como “proposição” na meta inicial do governo.
Entre as metas que não foram entregues, estão quatro projetos de lei enviados ao Congresso Nacional e que ainda não foram votados. Além de outras propostas com temas abrangentes e que, apesar de terem sido iniciadas, não foram concluídas.
(Letícia Alves e Lis Cappi/Poder 360)