Bolsonaro anuncia que vai usar caneta Compactor porque ''a Bic é francesa''
A troca de farpas continua entre Jair Bolsonaro e o presidente francês, Emmanuel Macron. Desta vez, o presidente brasileiro anunciou, na live desta quinta-feira (29), que vai trocar sua famosa caneta por uma da marca Compactor porque ''a Bic é francesa''. O assunto surgiu enquanto Bolsonaro e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, discutiam sobre o direito ao indulto de presos em determinadas ocasiões.
"Um país em que uma jovem mata o pai e a mãe e tem direito a saidinha no Dia dos Pais e no Dia das Mães, realmente, tem que parar para pensar, tem alguma coisa errada", disse o ministro.
O presidente respondeu afirmando que dará indulto a "colegas policiais que estão presos injustamente, presos por pressão da mídia". "Tem casos que todo mundo sabe. Tem que ter coragem e usar a caneta Compactor, não é mais Bic, é Compactor porque a Bic é francesa", afirmou Bolsonaro.
A Bic, fundada em 1945, tem sede em Clichy, na França. A Compactor é brasileira e foi criada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 1954.
Indulto
O indulto é concedido por decreto presidencial para perdoar presos condenados a determinados crimes não violentos. Em 2018, o ex-presidente Michel Temer desistiu de editar o decreto, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) não havia julgamento validade do decreto que assinado no ano anterior, que reduzia as restrições e incluir condenados por corrupção entre os beneficiados. Em maio deste ano o Supremo declarou constitucionalidade do indulto de Temer.
(JC Online)