Fernando e Armando entram no páreo
Dois candidatos a governador reafirmaram, ontem, suas postulações ao Palácio do Campo das Princesas. O primeiro, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), reafirmou em entrevista à Rádio Jornal que é pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2018. Fernando explicou que as oposições de Pernambuco estão num processo de diálogo, que deve ser intensificado em dezembro, mas confirmou que pretende participar da disputa.
“Sou pré-candidato e estou animado. Meu nome está colocado, como o de várias outras lideranças políticas estaduais. Vamos unir forças e definir propostas, para que possamos levar ao povo de Pernambuco um projeto que traduza os sonhos das pessoas”, disse. Fernando, no entanto, ponderou que ainda é cedo para que os nomes de uma possível chapa de oposição sejam consolidados. “Vamos aprofundar mais as discussões, poderemos até ter mais de uma candidatura, mas o principal é que possamos dialogar sobre o futuro”, destacou o governador Paulo Câmara.
Pré-candidato ao Senado, o deputado e vice-líder da oposição na Câmara Federal, Sílvio Costa (Avante), foi ovacionado, ontem, no encontro de lideranças políticas realizado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), no município de Surubim, no Agreste. Mais de 100 lideranças – prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores – saudaram o deputado Sílvio Costa aos gritos de "senador, senador", repetindo as manifestações individuais de aprovação e apoio à atuação do deputado na oposição ao governo Michel Temer (PMDB).
Em seu pronunciamento, Sílvio Costa ressaltou a liderança política de Armando Monteiro – que colocou-se à disposição de uma convocação das oposições para o governo estadual – e revelou sua confiança na condução pelo senador, a partir de 2018, das mudanças que Pernambuco necessita para retomar o desenvolvimento e os empregos. "O senador Armando foi ministro da Indústria e Comércio, é reconhecido em todo o Brasil por esse trabalho e lutou contra o impeachment da presidente Dilma. Vamos continuar unidos para retirar do comando do Estado esse governo que paralisa Pernambuco", destacou Sílvio.
Sob aplausos, Sílvio Costa também ressaltou a falta de liderança do governador Paulo Câmara para articular o combate à violência e minimizar as dificuldades na saúde pública. "Há 60 municípios sem delegado, hoje, no Estado. Há municípios que têm apenas um policial. O governo fala em educação, mas quem conhece a realidade são os professores que até agora esperam o cumprimento da promessa de duplicação dos salários", citou sob aclamação Sílvio Costa.
PRISÃO - Um dos alvos da Operação Torrentes, deflagrada no início do mês pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), o coronel da Polícia Militar (PM) Fábio de Alcântara Rosendo do cargo de secretário executivo de Defesa Civil, ligada à Casa Militar. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado. No seu lugar, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou a nomeação de Luiz de Oliveira França para exercer a função.
Voo tucano - O governador Geraldo Alckmin disse, na noite de ontem, após jantar com integrantes do PSDB no Palácio dos Bandeirantes, que aceitou ser candidato à presidência do PSDB. Ele afirmou, porém, que sua candidatura só será oficializada no dia 9 de dezembro, na convenção do partido. A reunião teve a participação do ex-presidente Fernando Henrique, do senador Tasso Jereissati e do governador de Goiás, Marconi Perillo. Segundo Alckmin, durante o encontro, Perillo e Jereissati disseram que abririam mão das suas pré-candidaturas, caso ele tivesse disposição de participar do processo.
Encontro na Amupe - Procedimentos que devem ser seguidos durante a transição de mandato entre a atual e a futura gestão municipal foram apresentados, ontem, aos prefeitos das cidades pernambucanas onde o pleito foi decidido no primeiro turno. A reunião, realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Centro do Recife, contou com a participação de representantes de instituições estaduais de controle e fiscalização. O Fórum de Combate à Corrupção e o Ministério Público de Pernambuco organizaram o encontro, que também contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública. Um dos temas da reunião foi a Lei Complementar 260, que obriga que os atuais prefeitos repassem aos futuros gestores dados referentes a cada prefeitura.
Greve em Barreiros - A cidade de Barreiros, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco e com 40 mil habitantes, passa por uma situação inusitada desde o resultado das eleições deste ano no município. Serviços de saúde, educação e coleta de lixo deixaram de ser oferecidos à população. Segundo moradores do local, o motivo é a não reeleição do prefeito Carlos Artur Soares (PSB). Na educação, os professores da rede municipal estão em greve desde a segunda semana de outubro devido à falta de pagamento dos salários. “Paga um mês, ficam dois. Paga um mês, ficam três. Isso não é bom para a educação do município. Nós estamos em greve, fizemos uma reunião e decidimos só voltar quando ele [o prefeito] resolver a situação do pagamento dos professores”, conta o professor Flávio Luna.
Recomendação aos que chegam - Em uma reunião realizada no Recife, na manhã de ontem, entre representantes do Ministério Público Estadual e Federal e do Tribunal de Contas do Estado, foi apresentado um documento com recomendações para os prefeitos que estão deixando os cargos e os que estão assumindo as prefeituras. “Tem sido, infelizmente, muito comum nós verificarmos o desmonte dos serviços públicos, começando inicialmente com a demissão de terceirizados em hospitais em detrimento da continuidade da prestação de serviços públicos à população e com o abandono das cidades, o fornecimento de merenda escolar e interrupção dos serviços de recolhimento de lixo”, ressalta a procuradora-geral em exercício do Ministério Público de Contas, Germana Laureano.
CURTAS
EXPLOSÕES - Com os seis roubos registrados, ontem, e hoje Pernambuco já soma 46 explosões de caixas eletrônicos este ano. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a setembro, foram registradas 40 ocorrências desse tipo, o que dá uma média de pelo menos um caso por semana quando o poder público contabilizou 34 roubos com uso de explosivos.
Nesta quinta, a cúpula da SDS se reuniu para traçar as estratégias do Pacto Pela Vida. O chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, disse que a pasta planeja tomar medidas para melhorar o setor de inteligência da corporação no interior do estado.
ASSALTOS A BANCO - Aumenta número de investidas em PE uma explosão por semanada força tarefa agências sem funcionar pede investimentos grupo de trabalho mais delegados. "O secretário (Angelo Gioia) enxergou isso com muita facilidade, vai desenvolver esforços para que a gente venha a aumentar essa capacidade de inteligência, principalmente para melhorar também nossa interlocução com outros estados.
Perguntar não ofende - Quem será o proximo candidato a assumir sua corrrida ao Palácio das Princesas?