Alckmin pacifica o PSDB
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, ontem, em visita a São Luís, que o clima no PSDB nacional "está pacificado". “Desde a semana passada o partido está pacificado ao redor do nome do governador Geraldo Alckmin. Ele deve ser presidente do partido e nosso candidato a presidente do Brasil”.
Ele também relembrou dos tempos em que foi membro do governo Sarney, no comando da Embratur, e disse estranhar a aliança entre tucanos e comunistas no Estado, governado por Flavio Dino (PCdoB).
Doria foi ao Maranhão a convite da Fiema (Federação das Indústrias no Maranhão). Além de dar entrevistas a programas de rádio e televisão e participar de almoço com empresários locais, o prefeito também ministrou palestra em uma universidade local.
Sobre a crise que tem afetado o seu partido nas últimas semanas, o prefeito se disse sossegado. Em relação ao correligionário Arthur Virgílio, que também pretende disputar a presidência pelo PSDB em prévias contra Alckmin, Dória foi evasivo. "Acredito que ele irá tomar a decisão acertada".
O prefeito também fez questão de frisar seu apoio ao governo Temer. "Não tenho vergonha de falar que este governo [Temer] faz o que precisa ser feito. Está conduzindo reformas que são muito úteis para o Brasil e é um governo comprometido com o crescimento".
Doria aproveitou a agenda para visitar a ex-governadora Roseana Sarney pela manhã. Disse se tratar apenas de uma visita de cortesia. "Eu conheço a governadora de muitos anos, tenho uma boa relação com ela. Eu fiz parte do governo Sarney, fui presidente da Embratur. Tive o prazer de reencontrá-la".
A aliança entre tucanos e comunistas no Maranhão, já que o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) faz parte do governo de Flávio Dino (PC do B) também foi questionada ao prefeito. "Eu não vejo em nenhum Estado uma associação desse tipo. Isso só acontece aqui no Maranhão. Eu não vejo o PSDB caminhando com pessoas que defendem teses de esquerda".
MIDIA SUSPENSA - A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu, ontem, a veiculação de propagandas do governo federal sobre a reforma da Previdência Social. A decisão tem eficácia imediata e vale para todo o país. Procurada, a Advocacia Geral da União (AGU) informou que recorrerá contra a decisão assim que for intimada.
AÉCIO NA GELADEIRA - Dezembro inicia sem tréguas para o senador Aécio Neves (MG) que sequer deverá discursar na convenção nacional do PSDB no próximo dia 9. Não se trata de uma aparição discreta, mas de uma tentativa de esconder o tucano afastado da presidência do partido desde maio. Nenhuma foto deverá ser permitida a fim de associar a imagem desgastada de Aécio ao pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin. A convenção escolherá o governador de São Paulo como o presidente da sigla.
Segurança reforçada - Aproveitando a sua passagem no município do Litoral Sul, ontem, o governador Paulo Câmara lançou o plano de reforço à segurança para o verão 2018 em Ipojuca, com o intuito de garantir mais tranquilidade para moradores e turistas que frequentam as praias do Litoral Sul. "Teremos o reforço na companhia de turismo, reforço no batalhão que abrange a cidade do Cabo e de Ipojuca, dos bombeiros militares e da Polícia Civil. Nós iremos dar respostas muito duras em relação à segurança. Resposta de trabalho repressivo e preventivo em favor da população. Estamos muito focados, cientes de que o trabalho que precisa ser diário e permanente", ressaltou o governador.
Pegaram Téo Vilela - A PF (Polícia Federal) e o MPF (Ministério Público Federal) realizaram, ontem, uma operação em Alagoas que teve como um dos alvos o ex-governador do Estado Teotônio Vilela Filho. Em nota, ele negou qualquer irregularidade. A ação, batizada de "Caribdis", mira uma suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa relacionados a uma obra no sertão alagoano.
Sem Lula, dá Bolsonaro - A primeira pesquisa presidencial que exclui o ex-presidente Lula da disputa de 2018 aponta o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como líder absoluto. Quando o cenário substitui João Dória por Geraldo Alckmin surge Bolsonaro em uma vitória no primeiro turno. A pesquisa desconsidera a participação do ex-presidente Lula em virtude das condenações em primeira e segunda instância que são dadas como certas até mesmo pela defesa do petista. O primeiro cenário aponta para a ausência de um candidato do Partido dos Trabalhadores na disputa e na segunda sugere o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como presidenciável.
CURTAS
INCLUSIVA - Com o objetivo de fomentar a economia inclusiva, colaborativa e que pense o futuro dialogando com a preservação do meio-ambiente, o governador Paulo Câmara anunciou, ontem, a implantação de Parques de Soluções Sustentáveis no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao lado do prefeito Geraldo Júlio, Paulo assinou o Termo de Compromisso que estabelece as condições para a criação dos mecanismos que vão garantir o suporte necessário à iniciativa.
JARBAS - Em visita ao sertão pernambucano, na tarde de ontem, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) junto com o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Raul Henry, participou, ao lado do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB-PE), do anuncio de execução dos recursos de emenda parlamentar destinados ao município. Lá, R$ 1 milhão oriundos do Orçamento Geral da União, vai ser aplicado em ações de melhoria do desenvolvimento urbano na cidade, com foco na recuperação das vias públicas. “Salgueiro é uma cidade importante e estratégica para Pernambuco. Todos os esforços e recursos que podem contribuir para o desenvolvimento da cidade e melhoria de vida de sua população terão o meu apoio e a minha ajuda”, afirmou Jarbas. Onze ruas vão receber melhorias.
Perguntar não ofende – Eleito, Bolsonaro vai desarmar a população e superlotar os presídios?