Presidente dos EUA Donald Trump e primeira-dama testam positivo para covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que testou positivo para covid-19 em post publicado no início da madrugada desta sexta-feira (2), nas redes sociais. A mulher, Melania Trump, também testou positivo. "Esta noite, Melania e eu testamos positivo para covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos superar isso juntos", escreveu Trump.
Em seu perfil, Melania disse se sentir bem e que já cancelou todos os próximos compromissos. O casal entrou em processo de quarentena. "Como muitos americanos fizeram este ano, Donald Trump e eu estamos em quarentena em casa após teste positivo para covid-19. Estamos nos sentindo bem e adiei todos os próximos compromissos. Por favor, certifique-se de que você está ficando seguro e todos nós passaremos por isso juntos", afirmou.
Trump havia declarado mais cedo que se submeteu a um teste de detecção da covid-19, após uma de suas assessoras, Hope Hicks, testar positivo para a doença. Hope é considerada uma das principais conselheiras do presidente e costuma viajar sempre com o mandatário. "Eu acabei de fazer um teste e veremos o que acontece", declarou Trump.
Numa mensagem em suas redes sociais, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreysus, desejou uma "rápida e completa" recuperação ao presidente e primeira-dama dos EUA. Nos últimos meses, Tedros foi alvo de duros ataques por parte do governo americano, além de vítima de uma campanha de difamação e ofensas orquestradas nas redes sociais.
Publicamente, Tedros evitou dar respostas aos ataques, na esperança de manter o governo americano na OMS. Nos bastidores, porém, o mal-estar era visível. Ele é acusado por Trump de ter cedido às pressões chinesas e ter demorado para alertar ao mundo sobre o risco da doença.
(via UOL)