All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Caruaru e as eleições 2018

As eleições de 2018 reservam a Caruaru um espaço de suma importância na sucessão do governador Paulo Câmara. Se já não bastasse o fato de ser o maior colégio eleitoral do Interior, o que por si só já é de grande relevância, a capital do forró terá um termômetro com indicadores explosivos.

Sinais neste sentido foram dados ao longo desta semana com o reingresso do grupo do ex-prefeito José Queiroz na base do Governo Paulo Câmara. O PDT, presidido pelo seu filho, o deputado federal Wolney Queiroz, exigiu e arrebatou a Secretaria estadual de Agricultura, estratégica eleitoralmente porque tem uma capilaridade enorme em todas as regiões do Estado.

Com isso, o governador garante a presença da família Queiroz no seu palanque ao lado de outra liderança que também tem voto e peso regional: o deputado Tony Gel, do PMDB. Em relação ao pleito passado, Câmara fica desfalcado apenas do grupo do ex-governador João Lyra Neto, egresso do PSB e hoje no PSDB, partido pelo qual foi eleita prefeita a sua filha Raquel Lyra. Raquel se situa no campo da oposição e tende a apoiar o candidato a governador que sair do consenso do G-4, o grupo dos quatro partidos de oposição - PTB, PSDB, DEM e PMDB, que passa a ser controlado pelo senador Fernando Bezerra Coelho.

Se Raquel tivesse sido mais hábil no pós eleição em 2016, abrindo espaço para o PDT, certamente José Queiroz se aliaria a ela no pleito para governador. Mas não fez esforço algum. Pelo contrário, negou pão e água ao grupo do ex-prefeito, que cansou e preferiu se antecipar no alinhamento ao PSB.

Neste novo cenário, com Raquel isolada, Queiroz e Gel no mesmo palanque, Raquel pode ter a surpresa de um entendimento de Queiroz com Gel em 2020, principalmente se Paulo Câmara vier a ser reeleito. Neste cenário, a tucana terá muitas dificuldades de emplacar a reeleição. Aliás, justiça seja feita, quem garantiu a eleição dela em segundo turno contra Gel foi a força e o engajamento do grupo Queiroz.

Magno MartinsJornalista, colunista de política e radialista.magno
Apresenta diariamente o Programa "Frente a Frente" pela Rádio Cultura do Nordeste.