All for Joomla All for Webmasters

logo

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

12 coisas que deveríamos aprender com as crianças

dia das criançasSer criança é ser feliz! Quando adultos, nós achamos que sabemos muito e só temos a ensinar aos mais novos. Não percebemos que, na verdade, nós é que temos muito a aprender com eles. São coisas essenciais para sermos felizes mas que, inevitavelmente, vamos perdendo com o passar do tempo:

1) Inocência

Toda criança é inocente, até que alguém a ensine a não ser. Quem constrói atitudes e sentimentos negativos são os adultos, que passam a ver quase sempre, o lado ruim de tudo. Ninguém está livre de sofrer e realmente precisamos nos resguardar diante de algumas situações. Mas, de vez em quando é bom baixar a guarda e entender que nem tudo na vida, necessariamente, tem seu lado ruim.

2) Arriscar

Crianças não ficam presas ao medo, pensando no que têm a perder ou medindo cada passo que dão com receio das consequências. Elas simplesmente acreditam que podem. Elas se arriscam porque acreditam no que querem e sabem que se não tentarem nunca saberão se é possível.

3) Questionar

Para as crianças, o único jeito de conhecer e entender o mundo é perguntando. A propósito, para os adultos também. Não sei em que momento da vida nós passamos a acreditar que fazer perguntas é algo ruim e porque ficamos com tanta vergonha de perguntar o que não sabemos. Questionar por não saber alguma coisa não é nenhum crime. Deixamos de aprender muito por esse desnecessário receio do julgamento dos outros.

4) Pedir ajuda

Qual é o problema em pedir ajuda? Talvez o motivo seja uma característica que só os adultos cultivam: orgulho. Por sorte, crianças não entendem o que essa palavra significa e pedem ajuda sempre que precisam, talvez por isso elas consigam aprender tudo com muito mais rapidez.

5) Ver a magia das coisas

Claro, que não podemos chegar aos 18 anos, acreditando em papai noel. O que não quer dizer que precisamos levar tudo a sério e não enxergar o que há de mágico nas coisas que nos cercam. De vez em quando é bom olhar ao redor com os olhos de criança, colocar a imaginação para funcionar e ver além do que é óbvio.

6) Não limitar os sonhos

Colocar limites na própria vida é coisa de adulto. Crianças acreditam que podem tudo: voar, se tornar um super herói, ficar invisível, fazer magia, ser uma princesa. Quando crescemos nossa imaginação dá lugar a sonhos mais reais, porém a nossa capacidade de acreditar diminui. Colocamos empecilhos nos nossos sonhos antes mesmo de tentar e acabamos por não realizar nenhum deles.

7) Não se importar

A verdade é que crianças não se importam com nada além de brincar. Elas não ligam se estão com o corpo em forma, se vão tirar alguma vantagem do que estão fazendo ou se amanhã vai chover ou fazer sol. Elas se dedicam totalmente ao que estão fazendo e por isso aproveitam cada momento. Não como nós, que ficamos felizes mas ao mesmo tempo com a cabeça ligada em mil preocupações.

8) Expressar os sentimentos

Você com certeza chorou muitas vezes quando era criança. E riu também. Porque crianças não fazem a força que nós fazemos para guardar os sentimentos dentro do peito. Elas extravasam, gritam, colocam tudo pra fora. Ao contrário dos adultos, que guardam mágoas, têm vontade de chorar mas se recusam a mostrar fraqueza e dão um sorriso envergonhado quando a vontade é rir alto, mas não querem chamar a atenção. Às vezes tudo que a gente precisa é colocar os sentimentos pra fora.

9) Aproveitar a vida

O maior objetivo da vida de uma criança é se divertir. Nós sentimos tanta falta da infância porque era nessa época que sabíamos aproveitar a vida da melhor forma, coisa que vamos desaprendendo ao mesmo tempo em que crescemos. Enquanto não aprendemos a exigir muito da vida, conseguimos ser felizes com o que elas nos oferece. Quando começamos a precisar de muito, vai ficando cada vez mais difícil alcançarmos a felicidade.

10) Nunca desistir:

Começar a andar, aprender a falar, ler e escrever são algumas das coisas que precisamos aprender na infância. Se as crianças desistissem, teríamos um monte de adultos engatinhando por aí.

É certo que não é muito fácil tornar-se um profissional competente, economizar dinheiro e realizar seus maiores sonhos. Mas, você já conseguiu muitas coisas e pode conseguir tudo o que quiser, todavia precisa ser persistente como foi nos seus primeiros anos de vida.

11) Deixar pra lá:

Crianças não ficam remoendo os problemas, sofrendo durante dias por algo que já passou ou sentindo raiva de alguém que as magoou. No máximo, choram bastante até não aguentar mais e depois deixam pra lá. Porque, na maioria das vezes, as coisas pelas quais sofremos não são tão importantes como queremos fazê-las parecer.

12) Improvisar:

Se uma criança não tem um brinquedo, ela usa a imaginação e cria um. Já os adultos, se não tiverem tudo o que querem à mão, se revoltam e dizem que a vida é injusta, sem sequer tentar achar uma solução acessível.

Crianças, realmente, temos muito a aprender com vocês.