Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) disponibiliza atendimento de saúde para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica. A medida faz parte do programa Melhor em Casa e tem o objetivo de diminuir internações hospitalares desnecessárias pode ser solicitada em Caruaru. De acordo com a assessoria, o programa diminui o tempo de espera dos serviços de urgência e emergência.
Em Caruaru existem três equipes de SAD que atendem a 100% da cidade e, atualmente, cuida de 76 pacientes no domicílio. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes tem suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso.
“Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado e, de acordo com o protocolo, admita de o acompanhamento do SAD”, explicou a Coordenadora de Promoção à Saúde e SAD da Secretaria de Saúde de Caruaru, Geórgia Galvão.
As equipes do SAD são formadas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e fonoaudiólogo. Funciona de segunda a sexta (manhã e tarde) e faz visita aos pacientes, no mínimo, uma vez por semana de acordo com cronograma estabelecido na conduta do paciente.