All for Joomla All for Webmasters

logo

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Professores federais anunciam fim da greve

24/06/2024

grevefim

Professores das universidades federais e dos institutos federais, além dos técnicos-administrativos dos institutos, decidiram encerrar a greve, que teve início em abril. Os profissionais chegaram ao consenso pelo fim da greve durante assembleias realizadas ao longo do último fim de semana.

No sábado (22), na 193ª Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), técnicos e docentes dos institutos federais aprovaram a suspensão do movimento. E, neste domingo (23), foi a vez do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) anunciar a decisão. No entanto, os profissionais só voltam ao trabalho após a assinatura dos Termos de Acordo com o governo federal.

Apesar de a principal reivindicação dos técnicos — um reajuste salarial de 4% para este ano — não ter sido atendida, o Sinasefe decidiu aceitar o acordo que prevê um acréscimo de 4% para 2025. "Nossa maior conquista, que podemos até colocar no mesmo patamar salarial, é a revogação da Portaria 983/2020 que fala a respeito da jornada de trabalho do docente e sobre a possibilidade de pesquisa. Os IFs possuem muitos pesquisadores, e o número cresce a cada ano. A portaria proibia que esses professores realizassem pesquisas e projetos de extensão contando a jornada de trabalho. Se o profissional quisesse, teria que ser feito fora da carga horária, o que é muito difícil se pensarmos que eles cumprem uma carga de 40 a 46 horas por semana", afirmou o coordenador-geral do sindicato, David Lobão.