Locar Gestão de Resíduos orienta população sobre o descarte correto do lixo
05/09/2024
Em Caruaru, um funcionário da Locar Gestão de Resíduos teve a mão transpassada por um pedaço de vidro jogado no lixo sem qualquer tipo de proteção. O colaborador recebeu atendimento médico imediato e está em recuperação, somando-se às estatísticas de acidentes evitáveis. Diariamente, esses profissionais se deparam com o risco de lesões graves causadas por objetos descartados de forma irresponsável.
“Casos como esse são infelizmente comuns e poderiam ser evitados com medidas simples de conscientização e responsabilidade por parte da população.”, afirma Carolina Buarque, CEO do Grupo Locar. A empresa destaca que, apesar do uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos seus funcionários, acidentes ainda ocorrem, e podem ser reduzidos drasticamente com a cooperação da sociedade.
Orientações para o descarte seguro: materiais como agulhas, lâminas, vidros quebrados e espetos devem ser colocados dentro de garrafas PET, que oferecem uma proteção resistente e de fácil manuseio; utilize caixas reforçadas, como as de leite ou de papelão, que devem ser lacradas com fita adesiva antes de serem descartadas; latas de metal devem ser descartadas com a tampa dobrada para dentro, evitando que fiquem arestas cortantes expostas, é fundamental identificar as embalagens que contenham materiais perigosos, indicando de forma clara o conteúdo para que as equipes de coleta possam manuseá-las com cuidado; sempre que possível, informe os agentes de coleta sobre a presença de materiais perfurocortantes no lixo, para que eles possam adotar medidas de precaução ao manuseá-los.