All for Joomla All for Webmasters

logo

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Teatro João Lyra Filho realiza o 24º FESTIC até o próximo domingo (15)

10/09/2024

fest

Associação dos Artistas (ASSARTIC) realiza até o próximo domingo (15) o 24º FESTIC – Festival de Esquetes e Festival de Teatro Infantil, no Teatro João Lyra Filho, que oferecerá teatro gratuito para a comunidade caruaruense. Serão cerca de 20 espetáculos entre esquetes adultas, espetáculo infantis e apresentações diversas, com participação de grupos de todo estado, região metropolitana e agreste. Os homenageados in memória Ivonete Melo seguido pelos atores Rosberg Adonay e José Zenaide.

Confira a programação:

Terça-feira (10):

15h – Com Panos e Lendas – Classificação Livre – 5 anos: Panos e Lendas narra a criação do mundo falando do homem, sob o olhar de dois índios as suas raízes, seus costumes, mostrando o ciclo da vida com ternura e simplicidade.
20h – As Comadres – Classificação Livre: O texto conta a estória de comadres do interior, comadres distintas que estão à espera de casório. Um dia chega a cidade um artista, que além de turista, é galanteador. A confusão é formada. Quando João Faustino ilude a Comadre Isaurinha e a Comadre Santinha. Mas elas não estão sozinhas! O Prefeito e o Secretário estão ali para ajudar.
21H – O MUNDO DE CACO – Classificação 16 anos: Num mundo caótico, delirante e perturbado. Num universo onírico onde a fantasia e a crueza possuem a mesma medida. Este é o mundo de Caco. Que transita em suas memórias, doces recordações e a fria verdade de sua condição psíquica numa busca incessante por um momento de lucidez de sua existência banal. Um fardo que o acompanha recheado de olhares perseguidores, vozes e fantasmas por toda parte. Um mundo surreal, em tese, mas muito mais real do que possamos imaginar.


Quarta-feira (11):

15h – Brincadeiras, para Cantar e Contar – Classificação Livre: entre uma história e outra, canções tradicionais infantis e brincadeiras musicais fazem o “alinhavo” divertido entre um conto e outro, e, assim, narrativa, literatura, canção e brincadeira se misturam na constituição de um lindo repertório.
20h – Pic Nic no Front – Classificação Livre: a peça Piquenique no Front, de Fernando Arrabal, conta a história de um soldado incompetente chamado Zapo que recebe a visita dos pais em pleno campo de batalha para um piquenique. A peça é considerada um clássico do teatro do absurdo e é uma fábula antibélica que critica a bestialidade da guerra.
21H – o Farol – Classificação 10 anos: o farol é um convite para uma reflexão sobre o amor, o tempo, a vida e a morte envolvendo valores morais a partir de um olhar para o ser humano. A trama do Farol gira em torno de dois irmãos.
Quinta-feira (12):
20h – Um Conto de Amor Nordestino – Classificação Livre: um Conto de Amor Nordestino narra a história de amor mais atrapalhada e divertida que já se teve conhecimento em toda Maranguape. E é vinda de lá do interior do Ceará que vocês vão conhecer. Maria Jezebel: uma moça cheia de garra e talento para administrar sua padaria, na companhia de Arlindo Severino, seu fiel amigo; e João Lionel, seu verdadeiro amor.
20h Lição de Segurança – Classificação 14 Anos: o enredo, que aborda o tema da identidade e reputação digital, visa alertar a comunidade escolar para a importância de utilizar de forma correta e segura as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a internet e o tele móvel.
21h – Dilema de um Fumante Classificação – 14 Anos: está peça traz a história de um fumante que decidiu para de fumar. Ele não imaginava a guerra que se despusera a travar e quais as armas que terá de usar.


Sexta-feira (13):

15h – A Cobra Jararaca – Classificação Livre 10 anos: a grande Cobra Jararaca é nome de um folclore alagoano que, por motivos diversos, deixou de existir. O espetáculo, então, trabalha com o lúdico para ensinar crianças e adultos sobre o valor da amizade, do companheirismo, lealdade, sentimento de partilha e consciência ambiental.

20h – Atravessamentos de (RE) Existência – Classificação Livre: performance em work em processo, fala sobre a vida, sobre nossas águas interiores e atravessamentos de existência e resistência entre as forças que nos permeiam.
21h – O Fim do Mundo – Classificação 18 Anos

Sábado (14):

15h – A Lenda do Boi Bumbá – Classificação Livre: conta a história de Catirina e seu marido, o escravo Pai Francisco, o Seu “Dotô” e o Curandeiro. Tudo em volta do amado boi Kalungá, o boi mais importante da fazenda que tem sua língua cortada para saciar as vontades de uma grávida.
20h Encarcerados – Classificação 16 Anos: encarcerados, mostra a realidade dura e cruel dos que vivem dentro de uma prisão. Presos de diversos crimes, dividem o espaço de uma sela, precária e com superlotação. O espetáculo, também trata de temas profundos e importantes, como a dependência química, solidão, violência, amizade, e a luta pelos os direitos humanos, de uma forma realista e corajosa.
21h – Dama da Noite – Classificação 16 Anos: o personagem apresenta transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia entre outras psicoses, distúrbios de dor, ressentimentos e culpa.

Domingo (15):

10h – A Batalha da Virgula Contra o Ponto Final – Livre: a Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final é uma peça de teatro infantil que conta a história de uma menina que fica de castigo na sala de aula por não ter feito as tarefas escolares e tem de escrever uma redação. Como não sabe como trabalhar com a pontuação do texto, todos os sinais ortográficos surgem e estabelece-se um conflito entre os pontos que querem ocupar o espaço em branco onde a rapariga interrompeu a sua última frase.
19h – ESPETÁCULO CONVIDADO “O REI DAS ESPUMAS” – Livre: o Espetáculo trás a tona as preocupações de um garoto em economizar a água e cumprir os pré requisitos para se tornar representante da turma da escola. Tudo se passa no reino das bolhas transparentes, a direção geral e musical é de Walmir Chagas a autoria e uma parceria entre Rafael Amancio e Vando Farias de Guarabira-PB. O espetáculo que trás o ator Rafael Amancio em cena Também é conclusão do festival Abril para o teatro edição 2023.