68% rejeitam votar em candidato apoiado por Bolsonaro e 37% por Lula, aponta Datafolha
16/09/2024
Pesquisa Datafolha aponta que 68% dos caruaruenses rejeitam votar em candidato a prefeito de Caruaru apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que rejeitam votar em candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) somam 37%.
16% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em candidato apoiado por Bolsonaro, 13% disseram que talvez votassem nesse candidato e 1% não opinou.
Entre os evangélicos, a rejeição a uma candidatura apoiada por Bolsonaro é mais baixa (52%, ante 79% entre os católicos) e a adesão é mais alta do que a observada entre os católicos (25%, ante 10%).
Em relação a um candidato apoiado pelo presidente Lula, 34% disseram que votariam com certeza, 24% disseram que talvez votassem e 1% não opinou.
A mesma pergunta foi feita com relação a Raquel Lyra. Neste caso, 40% declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pela governadora.
Entre os que reprovam o governo estadual, o índice sobe para 78%; 28% talvez votassem, 27% votariam com certeza. Entre os que aprovam o governo estadual, o índice sobe para 47% e 1% não opinou.
Por fim, o Datafolha perguntou sobre o apoio do prefeito de Recife, João Campos. Neste caso, 36% declararam que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo atual gestor da capital pernambucana, 29% talvez votassem, 28% votariam com certeza e 3% não opinaram.
A pesquisa encomendada pelo Grupo Asa Branca ouviu 504 pessoas, com eleitores de Caruaru de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-03082/2024.